Back to Top icon-agroecologiaicon-calendario icon-consultoresicon-consultoriaicon-emailicon-facebookicon-folhaicon-instagranicon-jornalicon-leituras icon-pag-contatoicon-pag-eventosicon-pag-galeriaicon-pag-servicosicon-plataforma-consultoresicon-plus icon-seta-next-paginacaoicon-seta-nexticon-seta-prev-paginacaoicon-seta-previcon-whatsapp

LEITURAS

AGROECOLOGIA

Autor: Antonio Teixeira

segunda-feira, 4 de outubro de 2021

AGROECOLOGIA

Ontem, 3 de outubro, foi o Dia Nacional da Agroecologia, escolhido por ser o dia em que nasceu a Dra. Ana Maria Primavesi, sua mais ilustre defensora. Fui professor da disciplina de Agroecologia, que era oferecida aos alunos do último ano de Agronomia. Criei uma empresa de consultoria para a transição agroecológica em larga escala, a Libertas. Por último, criei o Instituto Brasileiro de Agroecologia, para ajudar a desenvolver, ensinar e viabilizar a Agroecologia como modelo de produção de alimentos também em larga escala, no Brasil. Então eu nem preciso dizer o quanto acredito na Agroecologia, como forma de viabilizar a produção agrícola em bases sustentáveis.

Se você pesquisar um pouquinho na internet, achará diversas definições diferentes para esse termo. Desde aquelas formuladas pelos primeiros e ilustres autores e professores, até uma série de definições que enfatizam aspectos ideológicos, sociais, políticos, lutas de classes, entre outros. Há ainda aqueles que a confundem com a produção orgânica de alimentos. Essa dimensão, digamos, multi-facetada da Agroecologia que se popularizou no Brasil, fruto de um esforço de marketing que a associava ao MST e à agricultura familiar, acabou por afastar boa parte dos produtores rurais profissionais, atores do agronegócio. Alguns até arrepiam, quando se fala em Agroecologia.

No entanto, para mim, e acredito que para muitos, a Agroecologia continuará sendo a maneira mais eficiente de se conduzir sistemas de produção agrícolas, sejam eles de pequeno ou grande porte. Todos os clientes que se servem da nossa consultoria, já deram vários passos na direção da transição agroecológica, e se mostram satisfeitos com os resultados obtidos.

É muito gratificante poder praticar uma agricultura realmente sustentável e que, ao mesmo tempo, remunera melhor os produtores rurais. Por isso, e pelo dia de ontem, quero deixar aqui a minha singela contribuição: uma definição de Agroecologia, descontaminada de qualquer viés político, social ou ideológico. Usem, divulguem, caso achem que é pertinente!

Agroecologia: É a ciência que estuda os agroecossistemas, com o objetivo de criar e desenvolver desenhos e manejos sustentáveis de produção agrícola, utilizando conceitos e princípios ecológicos e agronômicos, aliados à experiencia e observação prática dos que lidam com a terra.

Antonio Teixeira